A APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, vai realizar o 19º Fórum da Arrábida – Porto, no dia 24 de Maio de 2024 das 09:30 horas às 19:00 no Convento da Arrábida. Nesta edição pretende-se refletir sobre questões que nos inquietam sobre As Alterações Societais decorrentes da AGI* (Artificial General Intelligence).
Este encontro vem dar continuidade aos encontros anuais realizados desde 2002 e tem como objetivo reunir um conjunto de personalidades com diferentes perspetivas mas com pensamento e visão estratégica possam em conjunto refletir livremente e de uma forma criativa explorar novas ideias e entendimentos sobre o que poderá ser o futuro das Alterações Societais decorrentes da AGI* (Artificial General Intelligence)..
Pretende-se continuar um processo de análise e de reflexão visionária sobre o que imaginamos poder ser o caminho para melhor desenvolvermos e endogeneizarmos os benefícios de uma sociedade baseada na informação e no conhecimento.
Acreditamos que discutir ideias, tendências, valores, comportamentos e iniciativas, pode ser uma via que possibilite posicionar-nos para além das nossas rotinas diárias materializando-se em ideias e visões criativas.
Os resultados destas reflexões, sob a forma de conclusões do encontro, serão entregues aos Grupos Parlamentares, Presidência da Republica, Membros do Governo, Representação da EU em Portugal, empresas e instituições associadas, para além da sua divulgação através da Internet e da Comunicação Social.
.O Local no Porto
Instituto Pernambuco – Porto Brasil
O Convento da Arrábida – Onde tudo começou em 2002
O Convento da Nossa Senhora da Arrábida, Convento de Santa Maria da Arrábida ou apenas Convento da Arrábida, foi um convento que pertenceu à Província Franciscana de Arrábida, localizado no arvoredo da vertente sul da Serra da Arrábida, virado para o mar, no atual município de Setúbal.
Esta construção religiosa do século XVI inclusa no Parque Natural da Arrábida pertence actualmente à Fundação Oriente.
Pela sua importância e originalidade, o Convento da Arrábida foi, em 1977, classificado como Imóvel de Interesse Público.